Se você é do tipo que acha que para vender online através de uma plataforma precisa ter um bom valor para investir, este conteúdo é para você!
Listamos algumas dicas que podem te ajudar a abrir a sua loja virtual mesmo sem ter muito dinheiro, vamos conhecer?
Como abrir uma loja virtual?
1 – Definição de Marca
É muito importante que você tenha um nome, um logo, uma paleta de cores, uma identidade visual que vai te ajudar na hora de configurar o visual da sua loja.
Se você não sabe mexer em softwares de edição como ilustrator, por exemplo, você pode fazer uma identidade visual temporária usando sites como o Canva (https://www.canva.com/). Nele você encontra alguns templates de logo e até opções de paleta para te ajudar a começar a sua loja.
Uma outra dica é pedir ajuda para aquele jovem da sua família! Eles são antenados, gostam de tecnologia, são criativos e podem te ajudar a montar uma identidade visual temporária legal, cobrando menos.
Mas, caso você queira investir em algo, recomendamos a contratação de um designer, ele sim vai garantir que a sua identidade visual seja completa, eficiente e adequada ao seu mercado e DNA.
2 – Escolha da plataforma
Pesquise as plataformas de loja virtual para avaliar os valores de planos disponíveis e se há alguma taxa por venda inclusa.
Algumas plataformas possuem plano básico gratuito, como é o caso da Loja Integrada (https://lojaintegrada.com.br/) que oferece um plano gratuito, sem taxa por venda concluída, mas que permite ao usuário apenas 5 mil visitas por mês e cadastro de 50 produtos; para quem está começando, é uma ótima opção.
3 – Seja organizado
Vender online demanda algumas tarefas que a venda física nem sempre exige, por exemplo embalagem de envio do produto.
Quando a pessoa compra na loja física, recebe o produto geralmente em sacola, quando compra online recebe em embalagem de transporte e como o envio é efetuado com várias outras mercadorias, essa embalagem precisa ser reforçada.
Se você não for organizado, não tiver processos, as chances de cometer erros serão enormes. E alguns erros geram custos altos, então, seja muito organizado na sua loja, principalmente se você cuidar da operação sozinho.
4 – Mantenha se presente nas mídias sociais
As pessoas estão ativas nas mídias sociais boa parte do tempo, por isso é muito importante que você se faça presente onde o seu público estiver. Para criar conteúdo você não paga nada, só precisa investir o seu tempo; criando bons conteúdos, você chamará atenção do seu cliente e as vendas vão ocorrer naturalmente.
5 – Avalie as formas de pagamento que você vai adotar
As operadoras de pagamento possuem formas de parcelamento diferentes, assim como taxas também. Antes de aceitar algum tipo de pagamento na sua loja virtual, faça uma pesquisa sobre as taxas que serão descontadas e de que forma você receberá este valor.
6 – Embalagens de transporte
Que tipo de produto você vende? Se ele é frágil você precisará adotar embalagens que o deixem seguro. Imagine sempre o pior caso: se a caixa do seu produto for jogada de várias alturas, ou se colocarem outras caixas pesadas em cima dela, seu produto poderá sofrer algum dano? Se sim, cuide para que a embalagem seja o mais seguro possível para evitar que o seu cliente receba a mercadoria danificada. Mas, se você não tem muito dinheiro para isso, evite comprar as caixas no primeiro fornecedor que você encontrar. Faça uma boa pesquisa para avaliar qual é o melhor preço.
Nota: lembre-se de que o valor da embalagem deve fazer parte do seu custo.
Gostou deste conteúdo e quer investir em sua loja virtual? Entre em contato com a nossa equipe!