Seja bem-vindo(a) para mais um artigo do Blog Magento Brasil!
Hoje vou compartilhar com vocês todas (até o momento) as certificações em Magento oferecidas pela Adobe Commerce, trazer algumas das minhas impressões sobre ‘ter ou não um certificado Magento?’ e também sugestões para você conseguir se preparar para realizar as provas de certificação, caso seja seu esse o objetivo.
Quais são as certificações Magento – Adobe Commerce?
- Adobe Certified Professional – Adobe Commerce Developer
Público Alvo: Este exame é para um desenvolvedor Magento que aprendeu o framework Magento no nível básico coberto pelo treinamento Magento 2 Development Essentials. Os candidatos devem ter experiência com PHP, MySQL, Apache/Nginx e Linux. Aqueles que passarem neste exame receberão a credencial Adobe Certified Professional—Magento Commerce Developer.
- Adobe Certified Master – Adobe Commerce Architect
Público Alvo: Este exame é para um desenvolvedor/arquiteto sênior Magento 2 com 2 anos de experiência na personalização de diferentes áreas do Magento Commerce, liderando equipes de desenvolvedores Magento, liderando projetos, tomando decisões técnicas importantes em um projeto Magento e trabalhando com clientes para criar requisitos de projeto.
- Adobe Certified Expert – Adobe Commerce Business Practitioner
Público Alvo: Este exame é projetado para alguém com conhecimento sólido do produto Magento 2 Open Source e Magento 2 Commerce, incluindo funcionalidade de sistemas, noções básicas de arquitetura de sistema, compreensão da integração e os módulos de terceiros mais populares incluídos na instalação padrão do Magento 2. Conhecimento de termos básicos de comércio eletrônico e uma boa compreensão de cenários e tendências de uso de negócios típicos. Conhecimento básico de infraestrutura de rede, nuvem e servidor. Compreensão básica das leis relativas à privacidade e comércio online nos EUA e na Europa, bem como em outras grandes nações comerciais.
- Adobe Certified Expert – Adobe Commerce Front End Developer Público alvo: Este exame é para um Desenvolvedor Front-End Magento 2 com profundo conhecimento dos fundamentos do Magento 2 e com 1,5 anos ou mais de experiência com Magento 2.
- Adobe Certified Expert – Adobe Commerce JavaScript Developer
Público Alvo: Este exame é para um desenvolvedor JavaScript com ampla experiência na personalização de JavaScript Magento por pelo menos 1 ano. - Adobe Certified Expert – Adobe Commerce Cloud Developer
Público Alvo: Este exame é para um desenvolvedor/arquiteto Magento 2 com 6 a 12 meses de experiência em desenvolvimento para Magento Commerce Cloud. Idealmente, a pessoa que fará este exame terá trabalhado em pelo menos duas implementações do Magento Commerce Cloud.
Nos links que direcionam para cada uma das certificações, você consegue ter de maneira detalhada, todas as instruções para conseguir a sua certificação, dependendo sempre do público alvo em que você se encaixa e quais são os seus interesses. Você pode realizar os exames para todas as certificações e saiba que, caso não seja aprovado, poderá refazer a prova, após 14 dias corridos.
Além disso, outras informações como as taxas a serem pagas, a quantidade de questões que você precisa acertar e conteúdo que você precisa compreender assim como o domínio da ferramenta exigido pela Adobe, também podem ser encontrados. Mas, se você leu até aqui e ainda decidiu se vale a pena ter uma certificação em Magento, te convido a refletirmos juntos a respeito disto.
Por que ter (ou não) uma certificação em Magento?
Para começar a trazer as minhas impressões a respeito deste tema, gostaria de esclarecer para você que no Brasil, não existe a obrigatoriedade de certificação Magento. ‘Sério, Wilker?’ Pois é. Para trabalhar com Magento no Brasil, basta conhecer e dominar a ferramenta. Isso acontece, principalmente, porque o mercado de E-commerce apresenta uma demanda bastante considerável e consequentemente, pensa comigo, se desenvolvedores não forem contratados, os serviços não serão desenvolvidos.
Internacionalmente, acontece o oposto. Para trabalhar como desenvolvedor Magento, é exigida a certificação Adobe Commerce. Então, isso significa que a menos que você queira ou precise trabalhar fora do país, não necessariamente precisa realizar as provas e receber a sua certificação.
Mas também trago um outro ponto de vista, bem importante. A certificação Magento pode ser um diferencial para a sua figura enquanto profissional desenvolvedor. As certificações podem te conceder um melhor posicionamento no mercado, além de contribuírem para o seu currículo. Cabe a você decidir se a obtenção de uma certificação Magento é ou não é uma vantagem em relação aos seus concorrentes Minha sugestão é:
Avalie o seu momento!
Como se preparar para a prova de certificação Magento?
Chegamos ao final do artigo e para te ajudar, caso você decida obter uma das certificações Adobe Commerce, tenho três dicas que particularmente considero bastante úteis. A Adobe é uma boa parceira no processo que leva até a sua avaliação. No site deles, você pode encontrar:
Exame Guide, que serve literalmente como um guia para o seu processo de certificação. A página possui as perguntas frequentes e as dúvidas mais recorrentes para que você fique por dentro de tudo antes de realizar a sua prova.
Catálogo de Cursos, que você pode realizar, no seu tempo, antes de fazer a(s) prova(s) de certificação.
Um outro site que gostaria de te sugerir como última dica, é o
MageCert, nele você encontra uma espécie de simulado de provas anteriores para as certificações Magento. Você consegue responder e fazer a correção conferindo o(s) gabarito(s).
Agora que você já sabe quais as certificações Magento, como e o porquê de ter uma delas e além disso, práticas para conseguir se preparar para as provas de certificação, vou me despedindo. Espero que o conteúdo tenha te servido de alguma forma e se você deseja ler um artigo sobre um outro tema que ainda não explorei no Blog, fique à vontade para sugerir. Até a próxima!