Olá! Este é um artigo do Blog Magento Brasil.
Um parceiro é sempre alguém de confiança, que ajuda na tomada de decisão e tem habilidades para desenvolver novas ações para que a empresa possa ter destaque no mercado. Com a crescente evolução e a busca por oferecer o melhor dentro do e-commerce, o mercado encara a necessidade de se colocar à frente da concorrência, gerar lucros significativos e contratar parceiros desenvolvedores que sejam capazes de facilitar o processo e, principalmente, que sejam confiáveis. A partir disso, você acredita que ter um bom parceiro no trabalho é um passo para o sucesso de uma empresa?
A plataforma Magento é uma opção de plataforma de comércio eletrônico, o que não significa, automaticamente, que você deve escolher a Magento pelo simples fato de ela ser amplamente conhecida e utilizada. É preciso estar ‘ligado’ nas vantagens e principalmente, estar atento se podem existir desvantagens ao se trabalhar com a Magento. Em nosso blog sempre sinceros contigo, para que você consiga tomar boas decisões em seus projetos e negócios.
Ainda, é preciso lembrar que, ao contratar uma agência parceira de desenvolvimento, a empresa também precisa se certificar de que está contratando um bom profissional responsável pela plataforma. A Magento, ou qualquer que seja a plataforma escolhida, não vai resolver todos os problemas e ser uma opção bacana, se não for ‘comandada’ por um especialista.
Espero que o conteúdo seja útil e te ajude a decidir se a Magento atende aos requisitos de ‘parceria’ e se é a plataforma ideal para o seu comércio eletrônico.
“Sou Wilker Gaudêncio, trabalho como desenvolvedor de e-commerce e neste artigo, te indico formas de identificar as vantagens de escolher a Magento como plataforma parceira, mas também te convido a pensar nas prioridades que você deseja e se elas atendem à sua necessidade e a necessidade da empresa”.
10 passos que te ajudam nesse processo de escolha.
- A ‘parceria’ é indicada? Um passo muito importante na hora de escolher uma boa parceira e consequentemente, um bom desenvolvedor Magento, é se existe uma boa reputação e se outras empresas falam bem daquele determinado serviço. Afinal, você só vai saber se a parceria irá funcionar, se já tiver funcionado antes em algum momento. Busque sempre por indicações confiáveis e que se preocupem com a qualidade do serviço oferecido.
- Como está o portfólio da empresa? Não existe em buscar o máximo de informações possíveis da possível parceria e de seus desenvolvedores. “E se a empresa não possuir um portfólio?” Então, você pode optar por retornar ao passo anterior e buscar melhores indicações. No caso da Magento, como mencionei no começo do artigo, por ser tão conhecida e utilizada, é sempre bom se certificar de que os profissionais possuem tempo significativo de experiências e que esclareça no portfólio as conquistas e resultados do trabalho.
- Quanto vai custar? Esse é um passo muito importante e também delicado. A maioria das empresas não vai apontar o valor, os preços, os custos e as tarifas de imediato. Até mesmo porque cada empresa tem uma demanda e necessidades diferentes. Mas não se esqueça de solicitar um orçamento específico para a sua necessidade. Busque deixar bem claro quais são os seus objetivos e o que os desenvolvedores podem oferecer.
- Qualquer empresa é válida? Um cuidado que te sugiro, particularmente, é a contratação de empresas estrangeiras. Além de observar todos os outros pontos, você também vai precisar se preocupar com fuso horário e até mesmo, com as diferenças culturais no trabalho. Isso é muito relativo e só você é quem pode decidir se te agrada ou não. Mas vale chamar atenção para esse detalhe.
- Os desenvolvedores são certificados? A credibilidade é algo que o mercado considera, e muito, na hora de contratar uma agência parceira. Saber que alguém recebeu um certificado e está apto para exercer aquela função, demonstra esse interesse e essa preocupação do desenvolvedor com a suas habilidades e suas competências para atuar com a Magento e a sua empresa. Na maioria das vezes, até, esse é um processo que tem carácter obrigatório.
- A empresa que você está buscando, é uma parceira de soluções? Wilker, como assim, do que você está falando? Parceira e parceira de solução não são a mesma coisa? Esse é um ponto direto: Para saber se uma empresa é parceira, utilize o diretório de parceiros.
- O desenvolvedor e a empresa demonstram pleno domínio da ferramenta? Esse é um passo que você vai conseguir perceber enquanto estiver reparando nos passos anteriores. A maneira como a empresa e os seus colaboradores desenvolvedores se posicionam, demonstram o quanto da ferramenta eles dominam e o quanto estão dispostos a lidar com possíveis problemas que ela possa oferecer.
Atenção após a escolha!
Se você conseguiu pensar nas perguntas que iniciavam cada um dos passos do texto anterior e além disso, imaginou a empresa e o colaborador Magento perfeitos, agora só resta te dizer que você deve ficar atento ao posicionamento deles após a escolha e, principalmente, após a implantação da ferramenta. Lembre-se que não basta colocar ela para funcionar e ponto final. Fazer com que ela continue funcionando é tão importante quanto ou ainda mais que simplesmente implantar. Se a empresa parceira que você escolheu, se compromete com isso e te dá os suporte necessários após o processo, posso dizer que você foi bem sucedido.
Sim, eu trabalho com Magento, mas também reconheço que ela pode ter suas disfunções às vezes. Esse é um tema para futuros artigos!
A Magento Brasil deseja sucesso na sua escolha e até um próximo encontro!
Traduzido e adaptado do texto publicado pelo London Post, em 02/10/2022.